Por que queremos nos aposentar cada vez mais cedo?

Este texto foi escrito com base em diversos atendimentos que fiz este ano onde observei que quem tinha entre 20 e 30 anos e já se preocupava com aposentadoria queria atingi-la aos 40, 45 anos no máximo e quem tinha entre 30 e 40 anos queria atingir a aposentadoria o mais rápido possível, talvez em 10 anos.

Fiz-me a seguinte pergunta: Por que queremos nos aposentar cada vez mais cedo?

Com quem eu conversei havia um misto de insatisfação com o trabalho atual e vontade de se fazer o que gosta apenas quando se aposentar.

Naturalmente que se não estamos trabalhando em algo que nos dá prazer ou que nos desgasta, a vontade de sair dessa rotina o mais rápido possível cresce a cada dia. Vamos lembrar que passamos em média 9 horas por dia no trabalho (jornada de 8 horas mais 1 hora de almoço), fora o tempo de deslocamento. Passamos mais tempo envolvidos com o trabalho que com nossos familiares, amigos e em momentos de lazer.

Para o problema de insatisfação com o trabalho atual há uma solução? Sim. Busque outro trabalho, empreenda em algo que você acredita, faça um processo de coaching para se conhecer melhor, busque um significado para as atividades que realiza, enfim, não podemos ficar parados onde estamos só por comodidade, quem se acomoda envelhece mentalmente mais rápido.

Quando ouço alguém me dizer que quer se aposentar para começar a fazer o que gosta, pergunto: E o que te impede de fazer o que você gosta agora? Hoje? Faça como uma segunda profissão, um hobby que pode dar algum retorno financeiro, porque adiar sua qualidade de vida e felicidade só para a aposentadoria?

Se tivermos mais qualidade de vida hoje é natural que nos desgastaremos menos e a intenção de se aposentar cada vez mais cedo deve ficar de lado.

Abraços!

Lucas Madaleno