Por que Montar um Orçamento Pessoal?

Por que algumas pessoas não gostam ou não conseguem montar seu próprio orçamento pessoal ou familiar? Preguiça, medo, desconhecimento?

Preguiça – “Ah! Não tenho paciência para marcar o que eu gasto, acho isso muito chato!”

Medo – “Tenho certeza que gasto mais que ganho, se eu colocar isso em números vou tomar um susto.”

Desconhecimento – “Não sei como montar um orçamento ou Acho planilhas muito complicadas.”

orcamento-familiar1

Se eu te dissesse que para realizar o seu maior sonho (ou para pagar suas dívidas) você precisaria organizar quanto você ganha e quanto/onde você gasta, você faria isso? Provavelmente sim.

Qual a diferença nessa segunda situação? Ter um objetivo!!! Na segunda situação você teria uma motivação para montar seu orçamento e essa motivação faria com que o ato de montar e acompanhar seu orçamento tivesse mais sentido do que simplesmente marcar quanto ganha e quanto gasta.

Se eu não sei onde quero chegar (minha meta ou objetivo) qualquer lugar que eu chegar pode servir e me trazer satisfação como pode não servir e me deixar frustrado. Quando temos um caminho definido nossas atitudes tendem a serem tomadas no sentido de chegar cada vez mais perto de nosso objetivo.

a-estrada

E agora, onde montar seu orçamento pessoal/familiar? Preciso necessariamente montar uma planilha para acompanhar meus gastos? Não!!! Já acompanhei clientes com cadernos incríveis, extremamente organizados e com as contas em dia. O que importa menos é onde você irá fazer seu controle (cadernos, planilhas, aplicativos etc), o importante é ter algum controle e que ele seja feito no sentido de ajuda-lo a realizar seus sonhos.

Boas realizações!

Abraços!

Lucas Madaleno