Como você está lidando com a crise?

Alguns assuntos tem entrado constantemente nas pautas dos jornais, telejornais e redes sociais e sem dúvida os que mais tem assustado os brasileiros envolvem as notícias sobre a crise que o Brasil tem sofrido e suas consequências: baixo crescimento do PIB brasileiro, aumento no desemprego, inflação batendo recordes de alta etc.

Vamos começar uma reflexão: Como você está lidando com esta crise? Aliás, existe crise?

Crise

Seguem abaixo duas histórias de autores desconhecidos que nos ajudarão a pensar sobre nossa situação:

1 – “Uma indústria de calçados desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia. Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.

Depois de alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da empresa:

“Chefe, cancele a produção, pois aqui ninguém usa sapatos.”

O segundo consultor mandou à direção da empresa a seguinte observação:

“Chefe, triplique a produção, pois aqui ninguém usa sapatos.””

centopeia

2 – “Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorros-quentes, ele produzia e vendia os melhores cachorros-quentes da região.
Preocupava-se com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava e gostava. As vendas foram aumentando e cada vez mais ele comprava o melhor pão e as melhores salsichas.
Um dia seu filho, já formado, voltou para casa e notou que o pai continuava com a vida de sempre, vendendo cachorros-quentes feitos com os melhores ingredientes e gastando dinheiro em cartazes, e teve uma séria conversa com o pai:

– Pai, há uma grande crise no mundo. A situação do nosso País é crítica. Há que economizar!

cachorro triste
Depois de ouvir as considerações do filho Doutor e com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato e pior. Começou a comprar salsichas mais baratas e piores. Para economizar deixou de mandar fazer cartazes para colocar na estrada.
Tomadas essas ‘providências’ as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo até chegarem a níveis insuportáveis. O negócio de cachorros-quentes do homem, que antes gerava muitos recursos, faliu.
O pai, triste, disse ao filho: – Estavas certo filho, nós estamos no meio de uma grande crise.
E comentou com os amigos, orgulhoso: – Bendita a hora em que pus o meu filho a estudar economia, ele é que me avisou da crise…”

Os textos por si só já seriam suficientes para percebermos que as pessoas lidam com a crise (recessão econômica como prefiro chamar) de formas diferentes. Ela irá afetar mais negativamente os que se sentem pessimistas e não enxergam as chances de fazermos coisas diferentes que se apresentam em momentos como estes.

Uma recessão econômica nada mais é que a oportunidade de construirmos oportunidades.

crise em chinês

 

Obs: A palavra crise em chinês é composta por dois ideogramas (letras). Um significa Perigo e o outro Oportunidade.

Podemos obter uma renda a mais e começar a lapidar um talento antes escondido para gerar essa renda, podemos talvez economizar com restaurantes para fazer um jantar diferente em casa e surpreender as pessoas próximas a nós. Ainda é possível rever alguns hábitos de consumo de água, luz e outros recursos. Será que você assiste a maioria dos canais de seu pacote de TV por assinatura? Será que você consome todos os alimentos comprados no supermercado ou constantemente joga alguns fora?

Aproveite este momento para colocar a casa em ordem e criar oportunidades. A forma como você irá passar por essa recessão é uma escolha sua.

Pense nisso!

Abraços,

Lucas Madaleno